Como cancelar uma compra da Black Friday

Como cancelar uma compra da Black Friday? Neste post trazemos algumas dicas sobre seus direitos no caso de cancelamento, desistência ou troca de uma compra realizada na Black Friday.

A Black Friday é um dos dias mais esperados por quem quer economizar em produtos que estavam de olho durante o ano. Normalmente é possível conseguir um descontinho bom. Mas nem sempre o que compramos era aquilo que esperávamos. Será que posso desistir e trocar ou pedir o dinheiro de volta? E quando compramos em uma loja física? Por isso é importante saber seus direitos.

Como cancelar uma compra da Black Friday

Em compras feitas pela internet ou telefone, compra de produtos à distância, o consumidor tem sete dias para desistir e fazer a troca ou devolver o que foi comprado, não importa o que seja.

De acordo com o Procon, a loja ou empresa na qual a compra foi feita, não pode se negar a devolver o dinheiro ou fazer a troca. Nem pode obrigar a trocar por crédito na loja, você tem direito a ter seu dinheiro de volta se quiser. A única coisa que podem solicitar é que você pague o frete da devolução do produto em caso de troca, pois isso não é obrigação da loja.

Portanto se você fez compra à distância na Black Friday, guarde embalagem, nota fiscal e etiqueta por sete dias, até ter certeza que não vai devolver o produto.

Para cancelar a compra e pedir o dinheiro de volta ou pedir a troca por outro produto, você deve entrar em contato direito com a loja na qual fez a compra. Eles explicarão como embalar e enviar o produto de volta. É importante entrar em contato com a loja antes de enviar nos Correios, pois eles precisam registrar a devolução e informarão um código para rastreamento da devolução.

Como cancelar uma compra da Black Friday
Como cancelar uma compra da Black Friday

Guarde todos emails e anote protocolos (caso tenha sido por telefone), você poderá precisar dessas informações caso ocorra algum problema com a devolução do dinheiro ou troca do produto.

E no caso de compras em lojas físicas, posso cancelar?

Não, infelizmente nas lojas físicas não existe esse prazo de sete dias de desistência. A loja só é obrigada a devolver seu dinheiro ou trocar seu produto, se o produto estiver com defeito. Algumas lojas até fazem a troca caso você dê um motivo muito bom, mas não são todas.

O que existe é o prazo de 30 dias para troca de produto com defeito em lojas físicas, se o equipamento comprado parar de funcionar dentro desses 30 dias, você pode entrar em contato com a loja para fazer a troca. O Código de Defesa do Consumidor diz ainda que no caso de produtos duráveis como televisão, geladeira e outros, você tem 90 dias para troca se o defeito for aparente (de fácil constatação). Se for vício oculto esse prazo não vale.

Para realizar a troca basta voltar na loja levando o produto com a nota fiscal, embalagem e etiqueta.

Em quanto tempo a loja pode trocar o produto ou devolver o dinheiro?

Por lei a loja tem de 7 dias a 6 mses para devolver o dinheiro ou fazer a troca do produto, desde que informe este prazo na nota fiscal ou no contrato. Se a loja não informou prazo no momento da compra, então o prazo por lei é de 30 dias para reparar o dano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *