Veja como cancelar uma compra no Mercado Livre

Precisa cancelar uma compra no Mercado Livre? Por lei, todo consumidor brasileiro tem até sete dias corridos após o recebimento de um produto para cancelar uma compra, desde que ela tenha sido feita pela internet.

O que é o Mercado Livre?

O Mercado Livre é uma plataforma eletrônica de compra e venda de itens através da internet. Hoje já opera em mais de 19 países.

No Brasil, teve o seu início em 1999 e de lá pra cá já são mais de 170 milhões de usuários em toda a América Latina.

Uma grande polêmica envolve o site. Muitos questionam a sua integridade, uma vez que a empresa não parece fazer nada para proteger os vendedores. No Mercado Livre é muito fácil encontrar produtos que não são originais, além de materiais protegidos por direitos autorais.

Uma simples busca pela empresa “Mercado Livre” no Reclame Aqui, retorna uma série de reclamações. Sejam de vendedores ou compradores. A verdade é que o Mercado Livre nunca foi uma plataforma 100% segura.

Já vendi muitos produtos usados por lá. Sempre achei bacana poder conseguir algum dinheiro vendendo CDs usados, PCs, celulares, etc. Mas depois de um golpe que sofri, a gente pensa até duas vezes antes de anunciar algo por lá.

É possível comprar no Mercado Livre com segurança? Sim, ainda é. Mas deve-se sempre investigar o vendedor, consultar sua reputação e desconfiar sempre de produtos que sejam oferecidos com preço muito abaixo do usual.

O que fazer para cancelar uma compra no Mercado Livre?

O que fazer para cancelar uma compra no Mercado Livre

Fez uma compra e se arrependeu? Não tem problema. Desde que você exerça o seu direito dentro de sete dias após o recebimento e o produto esteja lacrado, poderá cancelar.

Para realizar o procedimento, siga os seguintes passos:

  1. Faça login na sua conta no Mercado Livre;
  2. No menu que fica no canto superior direito da tela, selecione a opção compras;
  3. Na sua lista de compras, escolha a compra que deseja cancelar e clique nos “três pontinhos” que ficam no lado direito da tela, ao lado de “ver detalhes”;
  4. Escolha a opção “Tenho um problema”;
  5. Agora, informe que você tem um problema com o produto;
  6. Selecione “Quero cancelar a compra” e informe se deseja trocá-lo devido a algum problema ou então devolver o produto e receber o dinheiro de volta.

Como cancelar uma compra no Mercado Livre

A partir daí, o Mercado Livre será o responsável por mediar a negociação entre você e o vendedor. Provavelmente, será gerada uma etiqueta para que você coloque o produto nos Correios e tenha o seu dinheiro devolvido assim que o objeto for postado. Caso não chegue a um acordo, o Mercado Livre é responsável por tomar as medidas cabíveis.

-> Veja também como cancelar uma compra no Submarino.

Você já precisou cancelar uma compra no Mercado Livre? Enfrentou algum problema? Compartilhe sua experiência conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *