Como cancelar pagamento no PayPal e solicitar reembolso

Como cancelar pagamento no PayPal e solicitar reembolso? Fez uma compra no PayPal e desistiu, ou teve algum problema e gostaria de desfazer a compra? No PayPal não tem como cancelar um pagamento concluído, mas é possível solicitar reembolso do valor pago. Neste post explicamos como proceder caso queira pedir reembolso de pagamento realizado pelo PayPal.

Procedimento para cancelar pagamento no PayPal

Antes de começar, é preciso informar que de acordo com o regulamento do PayPal, você tem 180 dias após o pagamento do produto para solicitar reembolso.

Para solicitar reembolso é preciso entrar em contato direto com o vendedor para que ele envie o dinheiro de volta para você. Entre em contato com o vendedor pelo email, essa informação fica especificada na página de “Atividades” do PayPal:

1 – Faça login no PayPal;

2 – Clique em “Atividades” no menu superior azul;

3 – Clique em cima do pagamento o qual deseja pedir reembolso;

4 – Verifique as informações do vendedor, é onde aparece o email de contato.

Depois envie o email para o vendedor e explique o problema ocorrido.

Caso o vendedor recuse fazer o reembolso, abra uma disputa neste link da Central de Soluções. Clique em “Reportar um problema”, selecione a transação na qual teve problema e prossiga preenchendo as informações solicitadas. Também existe um prazo para abrir essa disputa, portanto preste atenção dentro dos detalhes da transação.

O reembolso é feito da mesma forma utilizada no pagamento. No caso de cartão de crédito, pode levar até duas faturas para entrar. Se pagamento foi realizado com saldo do PayPal ou conta bancária, o valor é creditado na conta PayPal. Se foi pagamento com débito, leva 5 dias úteis e se foi cartão pré-pago leva de 30 a 60 dias corridos.

Procedimento para cancelar pagamento no PayPal
Procedimento para cancelar pagamento no PayPal

Como o vendedor irá fazer a devolução?

O vendedor tem que entrar na Central de Soluções e clicar em “Casos em aberto”.

Depois é só clicar na transação que deseja devolver, depois no ID do caso. Clique em “Emitir um reembolso total” ou “Oferecer reembolso parcial”. Prossiga até concluir o envio do valor selecionado.

Como cancelar pagamento com status pendente ou não reivindicado?

Se o pagamento ainda não foi concluído e aparece como status pendente ou não reinvidicado, o processo de cancelamento é mais simples.

1 – Faça login na sua conta do PayPal;

2 – Clique em “Resumo” no menu superior azul;

3 – Procure pelo pagamento que está aparecendo como pendente;

4 – Clique em “Cancelar” em cima do pagamento pendente;

5 – Confirme clicando em “Cancelar pagamento”.

Se esta opção “Cancelar” não estiver aparecendo, é porque não está mais disponível. Neste caso você terá que entrar em contato com o vendedor e pedir reembolso, como explicado no primeiro tópico.